CADERNO TECNOLOGIA  & INOVAÇÃO   -  Maio de 2021

criptomoedas.jpg

Edcarlos Oliveira - T.I Specialist / Alfapix

WhatsApp (15) 991 566 808

Criptomoedas

 

Hoje o Jornal Acontece vem falar com você que deseja conhecer um pouco mais sobre criptomoedas, muito faladas ultimamente, Bitcoin, Ethereum, dentre outras, o que são, como funciona e algumas outras curiosidades, de forma bem simples e descomplicada.

Para entender o que é e como funciona uma criptomoeda, antes precisamos conhecer a Blockchain, resumidamente Blockchain é a tecnologia por trás das criptomoedas e funciona através de criptografia registrando cada transação como se fosse um livro impossível de ser apagado ou alterado o que já foi registrado.

Curiosidade, a Blockchain é uma tecnologia tão promissora que seria possível por exemplo se eliminar em torno de 80% da corrupção no Brasil se tudo fosse gravado em Blockchain e no Brasil o partido novo já mostrou interesse em usar essa tecnologia para esses fins.

A Blockchain tornou a pioneira moeda Bitcoin possível e posteriormente as outras milhares de criptos, ela garante que nenhuma transação seja feita de forma duplicada assim como teoricamente acontece no banco tradicional quando você faz uma transferência por TED, DOC ou PIX, porém as criptomoedas não tem uma unidade central de controle, quem garante que cada transação seja efetuada em segurança são os mineradores, uma parte importante das criptos, mas daqui a pouco chegamos neles.

Bitcoins, são moedas digitais que funcionam através de criptografia (Blockchain) sem uma unidade central de controle como governos, bancos ou instituições, com Bitcoin hoje você pode fazer tudo desde pagar um simples boleto como sua conta de celular ou energia até comprar carros e casas.

Os mineradores garantem que a sua transação será efetivada e gravará o registro de forma segura sem risco de fraude na Blockchain e receberão uma taxa por isso, mineradores são pessoas ou empresas com computadores ou equipamentos e programas de mineração, o interessante é que qualquer pessoa pode ganhar dinheiro minerando, basta ter um computador com boa placa de vídeo, quanto mais placas, mais dinheiro e consequentemente, mais consumo de energia...

Apenas um Bitcoin hoje está valendo mais de 300mil reais, mas você pode comprar “centavos de Bitcoins” que são chamadas de Satoshis em homenagem teoricamente a seu criador Satoshi Nakamoto, completamente anônimo até hoje. Além do Bitcoin, existe outras criptos cada uma com suas particularidades.

Para finalizar é possível que em breve o Real, assim como o Dólar em breve também se tornem criptomoedas, cada vez mais nosso dinheiro está se tornando digital e esse é o caminho mais provável uma vez que acabaria com notas falsas e outros problemas, como dinheiro em malas e cuecas...

Então essa é nossa introdução no mundo das criptos e espero que tenham gostado.

ARQUIVO DAS MATÉRIAS ANTERIORES

ai banner.jpg

A Tecnologia e o Mercado de Trabalho

E-commerce, Inteligência Artificial (I.A), 5G e Internet das coisas, você já ouviu todos esses termos? Com a pandemia todo o disruptivo processo de transformação digital foi acelerado, o que era para acontecer em anos, aconteceu em meses. Você está preparado (a)? Se a resposta é sim ótimo, fico muito feliz, se a resposta é não, estou aqui para te ajudar, toda semana vamos trazer informação relevante com o objetivo de preparar as pessoas para esse novo mundo que não voltará ao normal, em questão de tecnologia, esse é o novo mundo.

Tenho uma grande preocupação sobre como as pessoas estão se preparando no mercado de trabalho, muitas profissões irão desaparecer até 2030 e novas vão surgir, assim como surgiram motorista de aplicativo, Digital Influencer e YouTuber nos últimos 10 anos... Hoje um robô já consegue construir uma casa de 60m² em 24 horas, a I.A da IBM chamada Watson consegue ser enfermeira e advogada com mais precisão do que um Ser Humano... Se uma I.A consegue ser melhor do que nós na nossa profissão, então o que seremos? Humanos... A Inteligência ainda é Artificial, sobre essas tendências que vou falar aqui com vocês.

Hoje o objetivo é trazer reflexão sobre a transformação que estamos vivenciando, assim como houve uma revolução industrial no século XVIII e trabalhadores precisaram se adaptar, nessa revolução também precisaremos, o home office com crianças estudando em casa esta aí para nos mostrar isso. Com as linhas acima espero ter conseguido já mostrar um pouco das mudanças que estão por vir, duvidas vocês podem mandar para o e-mail acontecealuminio@gmail.com e tentarei explanar aqui.

Edcarlos Oliveira - T.I Specialist / Alfapix

WhatsApp (15) 991 566 808

alfapixnovo.png

Automação Comercial

siga-nos
  • Facebook ícone social
anuncie_edited.png